segunda-feira, 21 de maio de 2018

Como saber se a planta está doente?


Muitas vezes nos deparamos com alguns aspectos diferentes em nossas plantas, isso fica mais evidente quando você cuida da sua planta diariamente. A natureza é bem sábia, no caso das plantas suas folhas dão sinais de como está sua saúde.

Preparei, exclusivamente para vocês que me acompanham, um guia de como decifrar os avisos dado pelas plantas.

Primeiramente, eis o exemplo de uma folha saudável.
Folha Saudável.
Características de uma folha saudável: folha verde com nervuras verdes, sem estar roída, sem estar murcha ou amolecida e sem estar seca. Agora que já conhecemos os aspectos de uma folha saudável, vamos conhecer seus sinais.

Excesso de Água - muito comum, me deparo com inúmeras plantas apresentando folhas amareladas, nesse caso existe algum problema com a regá, ou com a drenagem do vaso. Recomendo que verifique primeiro se o solo não está retendo água, se for esse o caso reduza a regá.
Folha Amarelada - Excesso de Água.
Falta de Água - quando as folhas das plantas estão basteante murchas ou até mesmo bastante secas, isso é um indício de falta d'água, nesse caso recomendo que aumente a regá da sua planta, ou seja, o melhor tratamento para plantas que estão morrendo de sede é abastecê-la com uma boa quantidade de água, porém cuidado para não exagerar com a dose ou você poderá matar sua planta do mesmo jeito, vá aumentando a regá aos poucos até que sua planta volte a ser frondosa como antes.

Folha Seca - Falta de Água.
Falta de Luz - também é bem comum acontecer isso em plantas que necessitam de exposição ao sol, as folhas começar a murchar, ficar desbotadas, caso seja essa a aparência da sua planta basta colocá-la ao sol e logo ela voltará a ter a forma de antes.
Observação:  Antes de pegar sua planta com as folhas murchas e colocá-las diretamente ao sol é recomendado fazer uma pesquisa na internet antes, pois existem plantas que necessitam apenas da claridade do sol, já outras precisam receber diretamente os raios solares. Então pesquise primeiro qual a característica da sua planta.

Folha Murcha - Falta de Luz.
Pragas - são a dor de cabeça de qualquer jardineiro, seja ele amador ou profissional, as pragas podem rapidamente destruir trabalho de anos. Por ventura se sua planta aparecer com as folhas furadas é bom investigar se existem formigas, pulgões, entre outras pragas por perto, caso seja detectado esse mesmo evento em outras plantas da sua coleção, o melhor remédio é a prevenção,  combata logo essas pragas antes que toda sua dedicação de anos vá por praga abaixo.
No caso das formigas recomendo que seja utilizado grãos de farinha de milho, coloque próximo as plantas, pois as formigas irão comer a farinha e morrerão de indigestão já que o organismo digestivo da formiga não consegue digerir a farinha de milho.
Praga - o inimigo de qualquer jardineiro.

Agora vamos para os sinais de deficiência de nutrientes das plantas, quando cultivamos plantas em vasos é diferente de quando a planta  encontra-se na natureza, nos vasos as plantas não tem como buscarem seus nutrientes, nesse caso o Jardinista tem por obrigação colocar os nutrientes necessários para a sobrevivência da espécie. Então sem mais delongas vamos ao que interessa.

Plantas com Deficiência de Magnésio - nesse caso plantas que apresentam folhas velhas com suas nervuras amareladas, estão com deficiência de Magnésio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada um adubo rico em sulfato de magnésio e calcário.

Folhas de planta com Deficiência de Magnésio.
Plantas com Deficiência de Cálcio - nesse caso plantas que apresentam folhas amareladas das bordas para o centro podendo as bordas estarem necrosadas, estão com deficiência de Cálcio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo de farinha de osso facilmente encontrado nas Garden.

Folha de planta com Deficiência de Cálcio.
Plantas com Deficiência de Nitrogênio - nesse caso plantas que apresentam folhas superiores verdes claras e as folhas inferiores amareladas ou com tons castanho, estão com deficiência de Nitrogênio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo de esterco de galinha.

Folha de planta com Deficiência de Nitrogênio.
Plantas com Deficiência de Zinco - nesse caso plantas que apresentam nas folhas menores algum tipo de deformação e com nervuras amareladas, estão com deficiência de Zinco. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo rico em sulfato de zinco.

Folha de planta com Deficiência de Zinco.
Plantas com Deficiência de Ferro - nesse caso plantas que apresentam folhas novas totalmente amareladas com suas nervuras verdes, estão com deficiência de Ferro. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubos orgânicos, você pode utilizar o Húmus de Minhoca, por ser mais fácil de encontrar.

Folha de planta com Deficiência de Ferro.
Plantas com Deficiência de Potássio - nesse caso plantas que apresentam folhas amareladas das bordas para o centro e com suas nervuras também amareladas, estão com deficiência de Potássio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo vegetal rico em potássio.

Folha de planta com Deficiência de Potássio.
Espero que guardem bem esse guia, com certeza ele será muito útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alimentos que reduzem o estresse

Você sabia que consumir uma certa quantidade de vitaminas B, ácido fólico, ácidos graxos e ômega 3 auxilia no combate contra a depressão. ...