quarta-feira, 30 de maio de 2018

Como Cultivar Gengibre em Casa



Sabemos que o Gengibre é um produto bastante cobiçado, isso porque ele é muito utilizado para aumentar a capacidade do metabolismo, o que ajudar na perca de peso.

Essa fama medicinal já existia na China há mais de 3.000 anos, depois de alguns anos sua fama chegou a Europa e dai para a América foi um pulo.

Além de perca de peso corporal, o gengibre também possui atividade anti inflamatória e analgésica, sendo indicado como auxiliar no tratamento de dores e inflamações, além de outras propriedades medicinais.

O gengibre é utilizado também no tratamento digestivo, respiratórios, inflamação das articulações, dores menstruais e pertubações.

E o melhor, você pode ter essa riqueza medicinal em sua casa ou apartamento, acompanhe e veja como.

Você pode comprar um gengibre na feira livre ou supermercado e propagar mudas, para isso você precisa analisar como esta o rizoma do gengibre. Selecione os que estão grossos e lisos, escolha um que a pele não esteja seca e caindo, isso é sinal de que o gengibre foi armazenado por muito tempo, não serve.

Rizoma de Gengibre Fresco
Escolhido o rizoma, envolva-o em uma toalha de papel umedecida e coloque em um vaso (sem terra ainda), mantenha essa toalha de papel sempre úmida. Quando começarem a brotar é hora de plantá-lo.

Coloque no vaso com pelo menos 40cm de profundidade, preencha com terra vegetal rico em húmus de minhoca. Para um vaso desse tamanho o ideal é acomodar pelo menos 3 raízes.

Plantando Brotos de Gengibre
Coloque os brotos sobre a superfície, e cubra com uma camada fina de terra, cerca de 2cm ou 3cm.
Mantenha o vaso com sombra ou baixa luminosidade solar. A regá deve ser moderada enquanto as raízes estão se desenvolvendo, após o desenvolvimento das raízes aumente gradativamente a regá. Pois esse tipo de planta se desenvolve muito bem no calor e com a terra sempre úmida.

Pronto para a colheita

Em 12 meses aproximadamente os brotos devem estar com 60cm ou 70cm de altura, é nessa etapa que será realizada a colheita, basta arrancar o pé do vaso e retirar as raízes, aproveite e deixe alguns rizomas para serem replantados.

Alimentos Queimadores de Gordura

Hoje falaremos sobre os alimentos com propriedades termogênicas, esses alimentos, além de acelerarem o metabolismo, aumentam a temperatura do nosso corpo.



Desta forma, o organismo é obrigado a gastar mais energia durante seu processo digestivo, o que contribui para a queima de calorias total do dia.

Os alimentos termogênicos também trazem outros benefícios à saúde, melhora a circulação sanguínea, previne contra o câncer de ovário e cólon, além de estimular a digestão, entre tantos outros.

Porém é importante mantermos uma alimentação saudável e equilibrada, incluir esse tipo de alimento na dieta ajuda a acelerar a perda de peso. Claro que tudo isso deve ser feito com os hábitos como, a prática de exercícios físicos.

Agora vou apresentar os 11 alimentos ricos em propriedades termogênicas:

  • CANELA: Aumenta o metabolismo e auxilia no emagrecimento, pois a canela é capaz de aumentar a temperatura corporal, o que faz com que as gorduras sejam queimadas. Então após um dia de alimentação equilibrada e exercícios físicos, cai bem tomar um chá de canela antes de dormir.
Chá de Canela
  • CHÁ DE HIBISCO: Aumenta a temperatura corporal durante a digestão acelerando assim seu metabolismo. O chá de hibisco pode ser consumido diversas vezes durante o dia.
Chá de Hibisco
  • GENGIBRE: Essa raiz é fantástica, seu consumo aumenta em 10% o gasto calórico. Pode ser consumido cru em pedaços, raspados, em chá, entre outros.
          Clique aqui e veja como cultivar gengibre em casa.
Gengibre em diversas formas
  • PIMENTA VERMELHA: Esse tipo de pimenta aumenta o metabolismo em até 20%, pois possui uma substância chamada capsaicina que auxilia na quebra de gorduras do organismo. Pode ser consumido cru em pedaços, raspados na salada, entre outros.
Salada com Pimenta Vermelha
  • ÁGUA GELADA: Quando bebemos água gelada o corpo gasta energia, pois precisa manter a temperatura do corpo entre 36º e 37º (temperatura ideal para nosso corpo).
Água Gelada
  • CHÁ VERDE: Assim como a canela, essa erva aumenta a temperatura corporal, o que faz com que o metabolismo acelere, além disso possui uma substância muita conhecida aos amantes do café, a cafeina, porém não é recomendado o consumo a noite para pessoas que tem dificuldade em dormir.
Chá Verde
  • CAFÉ: Excelente estimulante do metabolismo, além da sensação de calmaria melhorando a prática de exercícios físicos, porém só exerce esse efeito puro, isso mesmo sem adição de açúcar ou adoçante.
Café
  • GUARANÁ EM PÓ: Assim como o chá verde, o guaraná em pó possui cafeina, o que estimula o sistema nervoso central, acelerando assim o metabolismo. Pode ser consumido em sucos, vitaminas de fruta, chá, entre tantos outros meios. Não é recomendado consumir à noite.
Guaraná
  • ÔMEGA 3: Essa substância pode ser encontrado em diversos alimentos, como salmão, sardinha, atum, sementes de chia, sementes de linhaça e nozes. Esses alimentos auxiliam na retenção de líquidos aumentando o metabolismo basal.
Ômega  3
  • CACAU: O pó do cacau contém polifenóis e cafeina, tem propriedades antioxidantes e estimulantes.
Cacau em Pó
  • MOSTARDA: Sua semente possui algumas substâncias que aumenta a temperatura do corpo, consequentemente acelera o metabolismo. além disso possui um componente ativo chamado tumérico, que tem a função de fazer com que o crescimento dos tecidos gordurosos seja realizado lentamente.
Mostarda

terça-feira, 29 de maio de 2018

As 6 melhores plantas para cultivar em Apartamento

Os terraços ou varandas foram deixadas de lado por um tempo, mas atualmente estão em alta principalmente no que diz respeito ao paisagismo que podemos aplicar.

Mesmo sendo pequenas ou espaçosas, as varandas são um toque diferenciado no apartamento quando bem decoradas.

Hoje, trago as 6 melhores plantas para decorar o seu Apartamento ou Casa, são elas:

  • Manjericão - o ideal é usar sementes e um vaso onde não precise transplantá-la futuramente. Deixe o vaso próximo que receba a claridade solar (mais não os raios solares diretamente, deixe essa etapa para quando os brotos tiverem certa de 2cm);
Manjericão em Vaso
  • Salsinha - use sementes para começar o cultivo, a salsinha quando plantada em vaso, tende a crescer lentamente, então sugiro o uso de jardineiras. A salsinha adora receber raios solares, então nada de colocá-las a meia sombro ou escondê-las do sol;
Salsinha em Jardineira
  • Erva Doce - é um ótimo exemplar para se ter dentro de casa, isso porque essa planta exala um aroma agradável, recomendo que tenha mais de um vaso com essa erva dentro de casa; Plante a Erva Doce em solo fértil e com uma boa drenagem, essa planta aceita bem tanto o sol diretamente como a meia sombra;
Erva Doce em Vaso

  • Hortelã - use sementes para começar o cultivo, pode ser plantada em vasos e aceita muito bem a meia sombra, porém cuidado ao colocá-la diretamente a luz do sol em algumas regiões do Brasil isso queimará suas folhas;
Hortelã
  • Orégano - recomendo que inicie seu cultivo com uma pequena muda, mantendo o solo sempre úmido (cuidado para não encharcar) e de preferência recebendo os raios solares durante todo o dia;
Orégano
  • Alecrim - use sementes para começar o cultivo, pode ser plantada em vasos e aceita bem os raios solares por algumas horas do dia, ou seja, não deixe que a planta fique o dia todo no sol ou você irá ter problemas. Uma dica é manter a terra sempre úmida, cuidado para não encharcar, isso fará com que suas raízes apodreçam.
Alecrim em Vaso

Benefícios adquiridos através do Bambu.

O Bambu é encontrado no continente Asiático e é bastante utilizado na culinária asiática, bem como  possui substâncias de uso medicinal.

Plantação de Bambu

A folha de bambu oferece benefícios para pele, unhas, dentes e cabelos, funcionando como um renovador. Seus nutrientes são uma forma de alcançar uma aparência mais jovem, bonita e saudável, gastando pouco.

Folhas de bambu tem propriedades antioxidantes. Esses antioxidantes ajudam a manter o equilíbrio de radicais livres, ou seja, evita uma grande variedade de problemas como doenças cardíacas e até câncer. Tome uma xícara de chá de folha de bambu por dia.

Folhas de Bambu

Também é excelente para uma pele saudável. Ela possui uma grande quantidade de sílica que ajuda a deixar a pele com mais elasticidade e ajuda o organismo produzir colágeno. A melhor forma de usar esse tratamento é fazer um emplastro de folha de bambu e água quente e colocar diretamente no rosto.

A sílica encontrada na folha de bambu é um ótimo tratamento para manter seus cabelos fortes, com fios brilhantes e crescendo.

Dica: ferva 8 copos de água com duas mãos cheias de folhas de bambu. Deixe em ebulição por 3min., desligue e tampe, espere pelo menos 1h antes de aplicar. Aplique no cabelo e deixe até o dia seguinte.

Outra receita que vem ganhando popularidade entre as mulheres que querem ter unhas bonitas e fortes é a mistura de água fervente e folhas de bambu. Depois de ferver a mistura deixe esfriar, coe e coloque as mãos na mistura por cerca de 20min. Enxague com água fria. Para completar faça uma massagem com óleo de coco.

Os benefícios da folha de bambu não param por ai, incluem também o tratamento de feridas e úlceras devido às suas propriedades antibacterianas. Suco de bambu é particularmente útil para curar úlceras.

Broto de Bambu

Há uma grande variedades de bambu que estão disponíveis para consumo. O broto de bambu é uma excelente fonte de fibra dietética. Seus benefícios incluem: ajudam a prevenir o diabetes e as doenças cardíacas.

Ele também alivia a constipação. Contém potássio, proteína, riboflavina, manganês, cobre, zinco e vitamina B6.

O potássio é um mineral importante para nosso corpo e ótimo para a saúde geral e função muscular. 

Já o Cobre ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, e o manganês é importante para uma estrutura óssea saudável.

A vitamina B6 ajuda na manutenção de uma função cerebral saudável. Brotos de bambu são pobres em gordura e colesterol, tornando-o uma planta saudável.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Benefícios adquiridos através da Folha da Manga

Conte com a Mangueira para melhorar sua saúde, isso mesmo, a Mangueira além de fornecer deliciosos frutos, nos fornece também suas folhas que são compostas por elementos terapêuticos e medicinais, nela encontramos muitos nutrientes importantes que auxiliam nosso organismo.



As folhas das magas, contêm vitaminas A, B e C, entre outros nutrientes capazes de auxiliar diversas áreas do corpo humano.



Você pode utilizar as folhas das mangas para:

1) Regular a pressão arterial - Tome o chá das folhas das mangas diariamente, as substâncias contidas na folha irão atuar diretamente na estrutura dos vasos sanguíneos liberando pequenas porções de substâncias hipotensoras;



2) Problemas com a Garganta e Soluços - Basta queimar algumas folhas e fazer inalações da fumaça;

3) Para quem sofre de Ansiedade - Faça um chá de folha de manga e banhe-se antes de dormir, isso irá refrescar o seu corpo e acalmá-lo;

Chá da Folha de Manga

4) Para auxiliar na remoção de cálculos biliares e renais - Pegue algumas folhas de manga e coloque-as no sol para secar por uma semana, depois triture-as até virar pó. Coloque uma colher de sobremesa, desse pó, em um copo de água e deixe descansar durante uma noite, na manhã seguinte beba essa água, faça isso todos os dias;

Pó da Folha de Manga

5) Sofre de asma ou bronquite - Faça chá de mel e folhas de manga e beba quente ainda, esse chá também reduz a tosse;

6) Auxilia no tratamento da Retinopatia Diabética e Angiopatia Diabética - Retinopatia Diabética é uma das complicações que a Diabetes provoca e que afeta os olhos, já a Angiopatia Diabética é uma das complicações que a Diabetes provoca nos vasos sanguíneos. Para evitar essas complicações, basta colocar algumas folhas de manga de molho durante uma noite, no dia seguinte coe esse chá e beba ainda frio;



7) Queimaduras de 1º grau - Junte um punhado de folhas de manga, queime até virar cinzas, espere essas cinzas esfriarem e ponha sobre a queimadura, isso servirá como analgésico e aliviará a dor;

8) Problemas Estomacais - Ponha algumas folhas de manga em um recipiente com água morna e tampe, deixe descansar por 24h. Depois basta coar e beber todos os dias antes do café da manhã;

As dicas desse artigo não substituem a consulta médica, para obter os resultados mencionados é preciso aliar a uma vida saudável e equilibrada.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Como saber se a planta está doente?


Muitas vezes nos deparamos com alguns aspectos diferentes em nossas plantas, isso fica mais evidente quando você cuida da sua planta diariamente. A natureza é bem sábia, no caso das plantas suas folhas dão sinais de como está sua saúde.

Preparei, exclusivamente para vocês que me acompanham, um guia de como decifrar os avisos dado pelas plantas.

Primeiramente, eis o exemplo de uma folha saudável.
Folha Saudável.
Características de uma folha saudável: folha verde com nervuras verdes, sem estar roída, sem estar murcha ou amolecida e sem estar seca. Agora que já conhecemos os aspectos de uma folha saudável, vamos conhecer seus sinais.

Excesso de Água - muito comum, me deparo com inúmeras plantas apresentando folhas amareladas, nesse caso existe algum problema com a regá, ou com a drenagem do vaso. Recomendo que verifique primeiro se o solo não está retendo água, se for esse o caso reduza a regá.
Folha Amarelada - Excesso de Água.
Falta de Água - quando as folhas das plantas estão basteante murchas ou até mesmo bastante secas, isso é um indício de falta d'água, nesse caso recomendo que aumente a regá da sua planta, ou seja, o melhor tratamento para plantas que estão morrendo de sede é abastecê-la com uma boa quantidade de água, porém cuidado para não exagerar com a dose ou você poderá matar sua planta do mesmo jeito, vá aumentando a regá aos poucos até que sua planta volte a ser frondosa como antes.

Folha Seca - Falta de Água.
Falta de Luz - também é bem comum acontecer isso em plantas que necessitam de exposição ao sol, as folhas começar a murchar, ficar desbotadas, caso seja essa a aparência da sua planta basta colocá-la ao sol e logo ela voltará a ter a forma de antes.
Observação:  Antes de pegar sua planta com as folhas murchas e colocá-las diretamente ao sol é recomendado fazer uma pesquisa na internet antes, pois existem plantas que necessitam apenas da claridade do sol, já outras precisam receber diretamente os raios solares. Então pesquise primeiro qual a característica da sua planta.

Folha Murcha - Falta de Luz.
Pragas - são a dor de cabeça de qualquer jardineiro, seja ele amador ou profissional, as pragas podem rapidamente destruir trabalho de anos. Por ventura se sua planta aparecer com as folhas furadas é bom investigar se existem formigas, pulgões, entre outras pragas por perto, caso seja detectado esse mesmo evento em outras plantas da sua coleção, o melhor remédio é a prevenção,  combata logo essas pragas antes que toda sua dedicação de anos vá por praga abaixo.
No caso das formigas recomendo que seja utilizado grãos de farinha de milho, coloque próximo as plantas, pois as formigas irão comer a farinha e morrerão de indigestão já que o organismo digestivo da formiga não consegue digerir a farinha de milho.
Praga - o inimigo de qualquer jardineiro.

Agora vamos para os sinais de deficiência de nutrientes das plantas, quando cultivamos plantas em vasos é diferente de quando a planta  encontra-se na natureza, nos vasos as plantas não tem como buscarem seus nutrientes, nesse caso o Jardinista tem por obrigação colocar os nutrientes necessários para a sobrevivência da espécie. Então sem mais delongas vamos ao que interessa.

Plantas com Deficiência de Magnésio - nesse caso plantas que apresentam folhas velhas com suas nervuras amareladas, estão com deficiência de Magnésio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada um adubo rico em sulfato de magnésio e calcário.

Folhas de planta com Deficiência de Magnésio.
Plantas com Deficiência de Cálcio - nesse caso plantas que apresentam folhas amareladas das bordas para o centro podendo as bordas estarem necrosadas, estão com deficiência de Cálcio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo de farinha de osso facilmente encontrado nas Garden.

Folha de planta com Deficiência de Cálcio.
Plantas com Deficiência de Nitrogênio - nesse caso plantas que apresentam folhas superiores verdes claras e as folhas inferiores amareladas ou com tons castanho, estão com deficiência de Nitrogênio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo de esterco de galinha.

Folha de planta com Deficiência de Nitrogênio.
Plantas com Deficiência de Zinco - nesse caso plantas que apresentam nas folhas menores algum tipo de deformação e com nervuras amareladas, estão com deficiência de Zinco. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo rico em sulfato de zinco.

Folha de planta com Deficiência de Zinco.
Plantas com Deficiência de Ferro - nesse caso plantas que apresentam folhas novas totalmente amareladas com suas nervuras verdes, estão com deficiência de Ferro. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubos orgânicos, você pode utilizar o Húmus de Minhoca, por ser mais fácil de encontrar.

Folha de planta com Deficiência de Ferro.
Plantas com Deficiência de Potássio - nesse caso plantas que apresentam folhas amareladas das bordas para o centro e com suas nervuras também amareladas, estão com deficiência de Potássio. Recomendo que a planta com essa característica seja tratada com adubo vegetal rico em potássio.

Folha de planta com Deficiência de Potássio.
Espero que guardem bem esse guia, com certeza ele será muito útil.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Confira as 7 Ervas da Proteção que você pode ter em casa

Há quem diga que as plantas criam certas condições especiais na existência de vida no planeta Terra.

Vamos pensar um pouco sobre as plantas, percebemos o seguinte, elas nos fornecem:
  • Alimentos;
  • Oxigênio;
  • Purificação do Gás Carbônico;
  • Vestuário;
  • Medicamentos;
  • Materiais de Construção;
  • Energia;
  • Entre outros.
Pensando mais um pouco, percebemos também que as plantas fornecem:
  • Vibrações Positivas;
  • Embelezam um Lugar;
  • Transmitem Calmaria;
  • Protegem Ambientes;
  • Entre outros.
Abordando nosso tema "Proteção", podemos encontrar várias plantas com poderes mágicos assim diz a crendice popular, dentre elas apresento: Alecrim, Pimenta, Espada de São Jorge, Arruda, Comigo Ninguém Pode, Guiné e Manjericão, que quando juntas tem o poder de proteger o ambiente e transformam energias negativas em energias positivas.

Terrário de Proteção.
Vamos aprender qual as propriedades mágicas e curativas dessas plantas quando estão agrupadas em um mesmo vaso:

Plantas que harmonizam o ambiente: Alecrim, Manjericão e Espada de São Jorge.

O Alecrim nos aproxima de Deus;
Já o Manjericão traz Amor e Alegria;
E a Espada de São Jorge simboliza a Força e a Proteção.

Plantas que limpam as energias negativas do ambiente: Arruda, Pimenta, Guiné e Comigo Ninguém Pode.

A Arruda e a Pimenta, atraem as energias negativas do ambiente para si, por isso é comum elas morrerem quando colocadas em ambientes com excesso de energia negativa.
Já a Comigo Ninguém Pode, segundo a crendice popular, desmancha magias e feitiços.

Planta que tem o poder de transformar o ambiente: Guiné.

A Guiné tem o poder de transformar ambiente com energia negativa para um ambiente com energia positiva.

Agora vamos aprender um pouco mais sobre cada uma delas.

ALECRIM – Rosmarinus officinalis


Cultivo: Originário da Europa, esse arbusto vive por muito tempo e é bastante resistente pode atingir até 2 metros de altura, podendo ser facilmente encontrado em solos pedregosos. Suas folhas são lineares, estreitas e opostas, de coloração verde na parte superior e esbranquiçada na inferior. Suas flores são azul-violeta e agrupadas em inflorescências axilares do tipo cacho e aparecem na primavera e no verão. Precisa de bastante sol ou muita luminosidade. Não gosta de clima muito frio nem de ventos fortes.

Poderes: Essa erva ajuda a elevar a vibração das pessoas e ambientes. É considerada também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais e de concentração para o estudo e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e dá vitalidade as pessoas.

Utilidades: O cheiro do alecrim mantém a pessoa alegre e refresca o ar. Um banho feito com uma infusão de alecrim é estimulante, revigorante e ainda traz proteção e purificação. Dizem que para afastar maus sonhos e pensamentos é bom colocar um raminho de alecrim debaixo do travesseiro.

O Alecrim nos aproxima de Deus.
ARRUDA – Ruta graveolen

Cultivo: A Arruda é um sub arbusto que vive por muito tempo e é bastante resistente, forma touceira e pode atingir até 1,5 metros de altura. Possui folhas carnosas de coloração verde-azulada ou acinzentada, com flores pequenas de cor amarelo-esverdeadas que florescem no verão no topo da planta. É uma planta que gosta de muito sol e é suscetível à podridão das raízes em solos com fraca drenagem ou quando é regada em excesso.

Poderes: A Arruda é um dos maiores termômetros do ambiente, pois quando plantada indica a qualidade da energia do local pela sua vitalidade. Ela não vai bem na presença de pessoas não realizadas ou frustradas. É umas das ervas mais poderosas indicadas para combater inveja e olho-gordo.

Na Antiguidade era costume usar ramos de Arruda para molhar com pequenas gotas de água benta sobre as pessoas nas missas solenes. Era também usada para proteger contra bruxarias, purificar, prevenir contra doenças contagiosas e para propiciar o dom da premonição.

Nas essências florais a Arruda facilita o aflorar do poder da vontade, para se construir uma vida harmoniosa, próspera e pacífica, exercendo a cada momento o livre arbítrio ao mesmo tempo em que protege o espaço físico, psíquico e espiritual do indivíduo.

ATENÇÃO: a Arruda não é indicada para uso interno. É uma PLANTA ALTAMENTE TÓXICA tanto para as pessoas como para os animais. Muitas pessoas são sensíveis ao óleo contido em suas folhas e desenvolvem dermatites que variam entre pequenas bolhas e erupções muito dolorosas. Para prevenir, use luvas e mangas compridas para manusear a planta. Diz-se que a Arruda pode interferir no crescimento de muitas plantas, particularmente dos vegetais da família das couves, da sálvia e do manjericão. Plante a Arruda a pelo menos 3 metros de distância de qualquer uma dessas plantas.

A Arruda atrai para si as energias negativas do ambiente.

COMIGO NINGUÉM PODE – Dieffenbachia amoena

Cultivo: Originária da Colômbia e Costa Rica, essa planta herbácea que vive por muito tempo, possui caule espesso, suculento e folhagem muito ornamental, com desenhos variados. Produz flores parecidas com as do copo-de-leite no verão. A Comigo Ninguém Pode é cultivada em vasos, em conjuntos isolados ou em jardineiras a sombra ou meia sombra, protegida do vento, com terra enriquecida de húmus de minhoca e bem suprida de água.

Poderes: Seu nome poderoso já revela seu poder! Ela afasta todas as energias negativas dos ambientes. Junto com espada de São Jorge quebra feitiços, magia e mau-olhado. É linda e enfeita qualquer ambiente! Com o tempo deverá ser transplantada para um vaso separado e maior, pois ela pode atingir até 1,2 metros de altura.

ATENÇÃO: PLANTA MUITO TÓXICA! As crianças são atraídas pela exuberância das folhas e levam partes destas à boca. A mastigação, mesmo que de pequenos pedaços, causa uma intensa irritação das mucosas da boca, faringe e laringe. Os sintomas iniciam-se com salivação abundante, dores na boca, na língua e nos lábios. Nos casos mais graves, aparecem efeitos gastrointestinais, como náuseas e vômitos. O tratamento no caso de ingestão é apenas sintomático.

No caso de contato com os olhos, há necessidade de maiores cuidados, pois pode haver lesão na córnea, acompanhada de dor e fotofobia.

Comigo Ninguém Pode, segundo a crendice popular, desmancha magias e feitiços.

ESPADA DE SÃO JORGE – Sansevieria trifasciata var. laurentii

Cultivo: Essa herbácea rizomatosa, vive por muito tempo, é originária da África e atinge de 70 a 90 cm de altura. Suas folhas são espessas e podem ter margens creme-amareladas, podem ser curtas, ou apresentar manchas verde-claras transversais, ou então serem acinzentadas com manchas amarelas nas margens.

Poderes: O formato das suas folhas lembra a espada do famoso santo cristão, São Jorge, que enfrentava o mal e matou o dragão com sua arma poderosa. Dizem que a espada de São Jorge tem a capacidade de proteger, purificar e “cortar” com sua lâmina a inveja e o mau olhado, trazendo prosperidade.

Sua essência floral propicia uma proteção psíquica através do claro discernimento entre o bem e o mal, alinhando a mente com o Eu Espiritual, purificando-a de formas pensamentos negativas e miasmas que tendem a nublar o discernimento, permitindo assim a superação de estados negativos e confusões mentais.

Suas inflorescências são longas, espigadas, e de importância ornamental secundária. Pode ser cultivada em vasos ou em grupos, formando bordaduras ou mesmo para compor maciços, que podem ser mantidos a pleno sol ou à meia sombra. Fica linda sozinha num vaso ou jardineira e é muito usada na frente da casa para proteger.

A Espada de São Jorge simboliza a Força e a Proteção.
GUINÉ – Petiveria alliacea

Cultivo: A Guiné é uma herbácea própria de lugares úmidos, nativa da Amazônia, que atinge de 1 a 4 metros de altura. Possui folhas pontiagudas dispostas em ramos de modo alternado, flores pequenas de cor branca reunidas em forma de espiga. Possui forte cheiro de alho nas folhas e raízes. Gosta de pleno sol, solo rico em húmus e mantido úmido.

Poderes: É conhecida por fazer uma forte limpeza energética no ambiente, bloqueando as energias negativas e evocando vibrações positivas e uma força renovadora importante nos processos de transformação. Fisicamente aumenta a resistência do corpo. Atrai sorte e felicidade. Cria uma energia de bem-estar nos ambientes.

A essência floral da Guiné através da reforma interior, facilita a transmutação do padrão de desequilíbrio na troca energética com o outro, ajuda a fechar o corpo e a se libertar das energias obsessoras que vibram nas frequências de abusos, violência, vampirização, dos masoquismo e sadismo, e ainda purifica a aura eliminado as toxinas energéticas e maus fluídos.

ATENÇÃO: PLANTA EXTREMAMENTE TÓXICA!

A Guiné tem o poder de transformar ambientes com energia negativa para energia positiva.
MANJERICÃO – Oncium basilicum

Cultivo: O Manjericão é uma planta herbácea, que vive por muito tempo e é originária da Ásia. Pode atingir até 50 cm de altura. Sua folhas são inteiras e de formato ovalado. Suas flores são hermafroditas, de colocação lilás e agrupadas em inflorescências tipo espigas. Suas sementes também são saborosas e possuem uma coloração preto-azulada. Gosta de sol pleno, solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Não gosta de clima muito frio. Pode ser propagado por estacas ou sementes.

Poderes: Erva muito saborosa, que tem a propriedade de acalmar a mente e trazer paz de espírito a todos. Ao acalmar as tensões, afastamos os pensamentos negativos e a negatividade.

Utilidades: Seu chá funciona como um sedativo leve, anti-reumático, combate dores de cabeça e gastrite, ajuda a eliminar os gases do estômago e dos intestinos, aumenta a lactação.

O Manjericão traz Amor e Alegria.
PIMENTA – Capsicum spp. 

Cultivo: A Pimenta é uma planta perene nos trópicos, gosta de sol pleno, solo bem drenado e rico em matéria orgânica.

Poderes: Forte e poderosa, a pimenta combate as energias pesadas e ariscas. É uma planta de vibração estimulante, afrodisíaca, tonificante e que atrai boas energias para o amor.

As Pimentas variam de tamanho, podem ser pequenas como ervilhas ou grandes como maçãs. As mais jovens são verdes, depois quando amadurecem podem ficar amarelas, cor de laranja ou vermelhas. Quando for colher a pimenta, corte o ramo com uma tesoura.

A Pimenta atrai para si as energias negativas do ambiente.

Alimentos que reduzem o estresse

Você sabia que consumir uma certa quantidade de vitaminas B, ácido fólico, ácidos graxos e ômega 3 auxilia no combate contra a depressão. ...